Aplicativos são desenvolvidos em CDC's rurais da Bahia

 

Quem disse que os moradores da zona rural não têm smartphones? Ou que a roça não é lugar para desenvolver tecnologia? Puro engano! Segundo pesquisas realizadas nos Centros Digitais de Cidadania Rurais (CDCR), quase 55% dos usuários do local possuem smartphones. A partir desta constatação, diversos aplicativos foram criados com foco nas demandas locais.

 
São 11 aplicativos desenvolvidos nas Escolas Família Agrícola (EFA) de 10 comunidades baianas. Segundo a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutora em difusão do conhecimento, Sônia Pinto, os aplicativos foram desenvolvidos através da metodologia participativa. “Primeiro nós definíamos tema e objetivo junto à comunidade, depois o planejamento das funções e, por último, a aprendizagem do manuseamento das ferramentas que irão apoiar a construção do aplicativo”, explicou.
 
Com a criação das ferramentas, as comunidades refletiram sobre a possibilidade de articular o uso das tecnologias digitais, como foco no desenvolvimento das tecnologias sociais. Os aplicativos, que já estão disponíveis na loja da playstore, abordam questões turísticas e culturais, mas também a comercialização dos produtos produzidos nas escolas agrícolas, realização de trabalhos do campo como cálculo de adubação, ração animal, integração entre alunos, professores e a comunidades, dentre muitas outras funcionalidades.
 
O subprojeto CDCR, em desenvolvimento nas comunidades rurais, responsável pela inclusão sociodigital, faz parte das ações do projeto Tecsol, uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). As ações foram realizadas nas cidades de Araci, Rio Real, Mundo Novo, Andaraí, Quixabeira, Banco Central (Ilhéus), Seabra, Pintadas e Caculé.
 
 
Fonte: http://www.secti.ba.gov.br/2015/12/1028/Aplicativos-sao-desenvolvidos-em-CDCs-rurais-da-Bahia.html

Página AnteriorPágina Inicial

Parceiros