Crianças aproveitam férias no CDC de Jaguarari

O Centro Digital de Cidadania de Jaguarari, mantido pela Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Educação, Cultura, Lazer, Esporte  e Turismo, está desenvolvendo um projeto super legal e oportuno para a criançada em férias: CDC em Ação: arte, recreação, informática videoteca e leitura. As atividades são coordenadas pela equipe do CDC -Marcos Vinícius Araújo da Silva, Sandra Nunes Barbosa e Marcos Rodrigues da Silva, com a colaboração de professores da Rede Municipal de Educação.
O que motivou a realização do Projeto foi  aproveitar o período ocioso das férias em oportunidades para os alunos desenvolverem suas habilidades e potencialidades em áreas expressivas do conhecimento,valorizando sua autoestima e oportunizando ações práticas do exercício da cidadania. Direitos, deveres, solidariedade, respeito, limites foram princípios trabalhados a partir dos temas Arte, Cultura e Recreação.
O referido projeto é destinado aos alunos das escolas municipais, que cursam o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e  termina no final  é realizado em duas Oficinas:

A primeira Oficina, de Educação Ambiental e Reciclagem, visa reaproveitar materiais que são diariamente descartados, contribuindo para o acúmulo de lixo nos aterros sanitários e lixões. São  feitos passeios ecológicos para identificar os problemas ambientais no município e recolher o lixo encontrado, o qual depois é descartado em local apropriado; todas as atividades são acompanhadas de reflexões e palestras educativas e no CDC os alunos assistem vídeo sobre a temática e pesquisam sobre a reciclagem do material recolhido.

A outra Oficina, sobre Bem Estar e Saúde, tem por objetivo  discutir  a importância da prática de exercícios físicos  para  a prevenção de doenças; melhoria do condicionamento físico; da qualidade de vida; e, da autoestima. Jogos,caminhadas e brincadeiras são utilizados como forma de praticar o exercício físico. A nutricionista da Secretaria de Educação aproveitou para explicar a necessidade da alimentação balanceada  e aprenderam a preparar um lanche gosto e saudável.

Clique aqui para ler mais sobre o projeto.