Ações

Gestor e monitor

Nos CDCs há um gestor que administra o espaço, promove as articulações institucionais e intracomunitárias e é o representante legal da entidade mantenedora junto à SECTI; e um ou dois monitores, aos quais cabe as seguintes responsabilidades: cadastrar os usuários; orientar a utilização dos computadores e softwares livres; ajudar os usuários a acessar, navegar e usar os serviços oferecidos pela internet; identificar, através da relação cotidiana com os usuários, as necessidades e interesses da comunidade, de forma a determinar os conteúdos dos cursos e oficinas a serem realizadas.

Os gestores e monitores recebem capacitação da SECTI e são mantidos pela entidade convenente.


Como utilizar o CDC

Qualquer cidadão pode ser beneficiário dos serviços do CDC, desde que esteja devidamente cadastrado, com login e senha, no Sistema Vida. Com o número de identificação, é possível frequentar qualquer CDC do Estado da Bahia.

 Os cadastros são feitos pelo monitor, ou pelo gestor, e os usuários devem seguir as normas do Regimento Interno, sob pena de sofrer as sanções previstas no documento.

 O horário de funcionamentos desses espaços segue, normalmente, o horário comercial, podendo ser alterado a depender do contexto local e do entendimento entre as partes convenentes.

 
Serviços oferecidos

Nos CDC as pessoas aprendem a trabalhar com o computador e fazer várias atividades, tais como:

Usar a internet para retirar 2ª via das contas de água e energia, dar queixa na polícia e se informar sobre os serviços públicos usando o “e-gov” que é o acesso, pela Internet, aos serviços do Governo do Estado Bahia.

  •     elaborar e enviar currículos;
  •     montar apresentação de trabalhos escolares ou profissionais;
  •     realizar pesquisas sobre diversos assuntos;
  •     criar um endereço eletrônico para enviar e receber mensagens;
  •     confeccionar cartaz, cartões, avisos, folhetos;
  •     fazer reclamações sobre serviços públicos ou privados;
  •     participar de bate-papos culturais, científicos e de amizade;
  •     divulgar serviços e produtos;
  •     utilizar as redes sociais;
  •     criar e usar endereço de e-mail;
  •     acessar jogos educativos;
  •     participar de cursos e oficinas.


 
Oficinas

As Oficinas realizadas nos CDC oferecem conteúdos identificados nas próprias comunidades, são presenciais e variam da informática básica à apresentação de filmes educativos, muitas direcionados a segmentos distintos, como crianças e pessoas da terceira idade; alunos e professores de escolas públicas; adolescentes em situação de risco social; indígenas; trabalhadores sindicalizados; jovens desempregados e pessoas com deficiência física, entre outros.

As oficinas são cadastradas no Sistema Vida e aprovadas pela equipe de Capacitação da SECTI, e no seu final emitem um certificado com o timbre da Secretaria.

Os cursos, oficinas ou qualquer outra iniciativa de sucesso são divulgados por este Portal, de forma a incentivar sua replicação em outros CDCs.

 

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