Registro de nascimento é um direito de todos

Certidão de nascimento um direito que dá direito

Com o tema "Certidão de nascimento um direito que dá direito" a Prefeitura de São Miguel do Tapuio realizará dia 5 de novembro, das 8 às 17 horas, na Sala da Cidadania, o primeiro mutirão do registro de nascimento. A Comissão do Selo Unicef, edição 2009 a 2011 é uma das responsáveis pelo evento juntamente com a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social e a Sala da Cidadania. Segundo a Articuladora do Selo Unicef no município, Andréia Marques, o objetivo da campanha é combater o elevado índice de pessoas sem registro de nascimento. "Queremos fazer o máximo para diminuir esses índices, atendendo a todo os que têm direito, principalmente a zona rural, onde o número de pessoas sem documentos é bem maior” declarou Andréia. No dia do mutirão, haverá uma mobilização com a participação das escolas municipais, dos adolescentes do Projovem e também de membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutela.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Ela permite o registro do nome, sobrenome e o acesso a outros direitos. A certidão é fundamental para a matrícula na escola, cadastro em programas sociais e para obter carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) e carteira de trabalho (CTPS).

Edição e Revisão: Ccom-PMSMT.